quarta-feira , 28 fevereiro 2024
Início / Notícias / OAB de Ijuí cria cartilha informativa para produtores rurais sobre perdas com a estiagem

OAB de Ijuí cria cartilha informativa para produtores rurais sobre perdas com a estiagem

A seca que castigou as lavouras no Rio Grande do Sul ainda está trazendo angústia e preocupação para os produtores rurais. As lavouras, muitas delas financiadas, não produzirão suficiente para que os agricultores consigam cumprir com os compromissos financeiros assumidos em razão da atividade agrária.

Por isso a OAB Subseção de Ijuí, através da sua Comissão de Direito Agrário,  disponibilizou uma cartilha informativa sobre os direitos dos produtores rurais em caso de perda da produção por conta da estiagem, trazendo orientações de como proceder juridicamente para mitigar prejuízos.

Segundo o advogado Francisco Torma, que preside a comissão, o produtor precisa conhecer seus direitos básicos em situações de frustração agrícola para que consiga se manter na atividade mesmo em situações adversas.

“Muitas vezes percebemos que o produtor rural não conhece a possibilidade de prorrogação de dívidas de crédito rural ou tem dificuldade em acionar o seguro rural ou o Proagro. Nesse sentido entendemos que a Ordem dos Advogados tem o dever institucional de contribuir com a sociedade para que direitos sejam conhecidos e respeitados”, afirma Torma.

O material disponibilizado pela Comissão de Direito Agrário da OAB de Ijuí trata sobre prorrogação de crédito rural, Proagro, seguro agrícola, financiamento privado, contratos de arrendamento e programas governamentais de apoio ao produtor rural atingido pela seca.

Para fazer o download da cartilha informativa, clique no link a seguir:

 

 

Veja também:

– Guia Jurídico para mitigação de perdas econômicas com a geada de 2021

Decreto concede rebate nas operações de crédito rural no PRONAF para produtores prejudicados por seca ou estiagem em Municípios do Estado do Rio Grande do Sul

Concessão de rebate nas operações de crédito rural de custeio e de investimento contratadas pelo PRONAF para atingidos pela seca e estiagem no Sul do país

Leia também

Temas atuais do Direito Agrário e Agronegócio – Expodireto 2024

A Comissão de Assuntos Jurídicos da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do …