Vídeo da exposição do encontro do Grupo de Pesquisas em Direito Aplicado ao Agronegócio do IDCC, sobre o tema “Bases científicas do Direito Agrário“, apresentado pelo Prof. Me. Albenir Querubini.
A abordagem centrou-se no enfrentamento de 3 elementos basilares para o estudo do Direito Agrário: Atividade Agrária, Imóvel Agrário e a definição do Produtor Rural.
Clique aqui e baixe os slides da exposição (em PDF).
“O conceito de Produtor Rural inexiste na legislação brasileira. Deveria estar expresso no art. 43 da Lei da Política Agrícola, mas o artigo foi vetado em razão da conceituação imprecisa.
Desta forma, questionam-se os agraristas se é possível encontrar um conceito de produtor rural que seja compatível com a legislação e o agronegócio.
A solução foi apresentada pelo professor Albenir Querubini, em evento do grupo de pesquisa em direito agrário e agronegócio do IDCC, realizado nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro. Compulsando e mesclando a legislação agrarista e a legislação civil, o professor apresentou o conceito que se apresenta nesta postagem, de fácil compreensão e em harmonia com os demais conceitos do agronegócio.
O produtor rural, portanto, é a pessoa física ou jurídica que explora de forma profissional e organizada a atividade agrária. Cabe ao agrarista, também, dominar os conceitos de pessoa física, pessoa jurídica, exploração profissional, exploração organizada e atividade agrária.” (síntese elaborada por Francisco Torma, publicada no Instagram do Portal AgroLei.com)
Confira o vídeo da exposição do tema Bases Científicas do Direito Agrário:
Veja também:
– “Direito Agrário Levado a Sério” – episódio 2: Os Ciclos do Agrarismo no Brasil
– “Direito Agrário Levado a Sério” – episódio 3: A atividade agrária como objeto do Direito Agrário
– Direito Agrário e atividade agrária
#direitoagrariolevadoaserio