terça-feira , 24 novembro 2020
Início / Eventos / Aula Inaugural do 2º semestre-2016 do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul sobre “Direito, produção agrícola, proteção ambiental e qualidade”

Aula Inaugural do 2º semestre-2016 do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul sobre “Direito, produção agrícola, proteção ambiental e qualidade”

Importante evento que acontecerá nesta quinta-feira, dia 11 de agosto de 2016, na Universidade de Caxias do Sul, contará com a presença dos agraristas Wellington Pacheco Barros, Darcy Walmor Zibetti e Albenir Querubini abordando o tema “Direito, produção agrícola, proteção ambiental e qualidade: o papel do direito na promoção da produção alimentar com sustentabilidade e a segurança dos alimentos“.

O evento, em data que também marca a celebração do dia do advogado e da fundação dos cursos de Direito no Brasil, terá como mediador o Professor Airton Berger Filho da UCS e conta com o apoio da União Brasileira dos Agraristas Universitários – UBAU.

Confira as informações:

Aula inaugural do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul  – 2º semestre/2016. 

Dia 11 de agosto de 2016 – quinta feira, início às 8h 30min.

Local: Auditório do Bloco J

Palestra: Direito, produção agrícola, proteção ambiental e qualidade: o papel do direito na promoção da produção alimentar com sustentabilidade e a segurança dos alimentos

Palestrantes:

Prof. Dr. Darcy W. Zibetti – Doutor em Direito pela Universidade do Museu Social Argentino – UMSA/AR; ex-Professor de Direito Agrário da Uniritter; Procurador Federal Inativo – INCRA/RS. Presidente da União Brasileira dos Agraristas Universitários-UBAU; membro titular e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Letras Agrárias – ABLA; membro titular da União Mundial dos Agraristas Universitários – UMAU; membro titular do Instituto de Advogados do RS – IARGS; Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul – OABRS; Participante ativo de Congressos Internacionais e Nacionais sobre Direito agrário, com diversos trabalhos publicados. Conta com diversos livros e artigos publicados na área agrária.

Prof. Ms. Wellington Pacheco Barros – Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Atualmente é Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul – OABRS. Especialista e Mestre em Direitopela PUC/RS. Professor universitário de Pós-Graduação nas cadeiras de Direito Agrário, Ambiental e Administrativo em várias instituições de direito , entre elas a  da Escola Superior da Magistratura da AJURIS. É Comendador do Mérito Universitário da Universidade Federal de Santa Maria – RS. Membro da Academia Brasileira de Letras Agrárias – ABLA e União Brasileira dos Agraristas Universitários-UBAU. Autor de 50 (cinqüenta) livros jurídicos entre eles CURSO DE DIREITO AGRÁRIO (6ª edição, Livraria do Advogado Editora, 2009, Porto Alegre), DIREITO AMBIENTAL SISTEMATIZADO (Livraria do Advogado Editora , 2009, Porto Alegre) e CURSO DE DIREITO AMBIENTAL (Editora Atlas S/A, 2ª edição , 2009, São Paulo). Conferencista e palestrante em mais de 140 eventos nacionais e internacionais.

Prof. Ms. Albenir Querubini – Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional e Mestre em Direito pela UFRGS. Professor de Direito Agrário e Ambiental, lecionando junto aos cursos de Pós-Graduação do I-UMA, UniRitter e Faculdade IDC. Membro da União Mundial dos Agraristas Universitário (UMAU) e da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU). Autor da obra “O regramento jurídico das sesmarias” (Leud, 2014) e co-autor da obra “Função ambiental da propriedade rural e dos contratos agrários” (Leud, 2013).

Debatedor: Prof. Dr. Airton Berguer Filho.

Apoio:
UBAU.org

Leia também

1º Seminário Online de Regularização Fundiária

O Grupo de Pesquisa de Regularização Fundiária Rural da Universidade Federal do Mato Grosso (GPRFR/UFMT) …