terça-feira , 3 dezembro 2024
Início / Textos e Artigos / A importância da análise de compliance socioambiental de uma garantia
Direito Agrário - Foto: Maurício Fernandes

A importância da análise de compliance socioambiental de uma garantia

por João Paulo Torres.

Todo distribuidor do agro está acostumado a trabalhar com as operações de barter para comercializar seus insumos. Vender a prazo, recebendo a futura produção como pagamento é uma prática necessária para viabilizar os recursos para que os produtores rurais possam iniciar suas safras. Para validar essa negociação, as distribuidoras costumam receber uma CPR (Cédula de Produto Rural).

O documento precisa ser minuciosamente analisado para evitar problemas. O primeiro item que o distribuidor deve verificar ao receber uma CPR como garantia é a sua área total. Usando uma média de produção regional para a cultura que está sendo financiada, ele calcula se o produtor será capaz de arcar com o pagamento que está propondo na garantia. Caso sim, o negócio pode ser fechado. Infelizmente, não é tão simples assim.

Mesmo que registrada e autenticada em cartório, o dado que a CPR apresenta é a área total da fazenda, o que não garante que toda ela é realmente cultivável. E mesmo que seja um caso onde temos 100% da área cultivável, a questão é: toda ela pode ser utilizada?

Fazer uma análise de compliance socioambiental, ou seja, de conformidade com as leis vigentes da região, responde à essa dúvida. Saber se a fazenda está sob algum tipo de embargo (estadual, do ICMBIO ou do IBAMA), se não está em uma região onde o desmatamento é proibido ou em terra indígena ou quilombola, é essencial não só para conhecer a área cultivável real daquela fazenda, como para evitar multas que podem chegar a milhões de reais.

Alguns cases de exemplo

Na TerraMagna, por exemplo, usamos a tecnologia do monitoramento de satélites e a análise por inteligência artificial para fazer a verificação de compliance, cruzando as informações com dados de documentos oficiais e do governo. Essa é uma das maneiras mais efetivas de checar se uma área de produção tem algum tipo de problema socioambiental.

Citando um exemplo prático, a garantia do mapa abaixo chegou para um de nossos clientes prometendo uma área de 1.600 hectares, que era suficiente para cobrir a negociação. No entanto, depois da análise tecnológica, foi verificado que 1.000 hectares eram de floresta, ou seja, de área não cultivável. Mais de 60% da área estava comprometida. Em qualquer cenário de produção, por mais efetiva que fosse, o distribuidor sairia no prejuízo. O investidor então optou por fazer uma CPR menor, porém com segurança.

 

Nesse outro caso abaixo, toda a fazenda era realmente cultivável. Não estava em nenhuma região proibida. Tudo parecia bem. Até verificarmos que quase 10% da área estava sob embargo do IBAMA.

 

Somente através do uso da tecnologia e de dados precisos e isentos, ou seja, que não passaram por distorção do viés humano, foi possível garantir a segurança dessas operações. Os distribuidores não perderam oportunidades de negócio, pelo contrário, adaptaram as suas negociações para que não sofressem nenhum tipo de prejuízo.

Evitar riscos é uma maneira inteligente de fazer as operações de barter serem mais seguras. E a tecnologia está cada vez mais presente para garantir o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro.

João Paulo Torres – Bacharel em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), João Paulo Torres é co-fundador e CBO da TerraMagna, agrifintech de monitoramento de garantias agrícolas e antecipação de recebíveis.

 

Veja também: 

Crédito Rural: informação das coordenadas geodésicas das áreas a financiar pelos produtores será obrigatória

“Direito Agrário Levado a Sério” – episódio 5: A função ambiental da atividade agrária

Georreferenciamento, Cadastro Ambiental Rural – CAR e a sobreposição de terras

Compliance no Agronegócio

Do uso inapropriado de imagens aéreas do Google Earth no exercício do Poder de Polícia Ambiental

O compliance como instrumento cooperativo do licenciamento ambiental e de disseminação de práticas sustentáveis

Leia também

Impactos da Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público Federal acerca da Declaração de Limpeza de Área no Estado do Mato Grosso

por Mariana Mocci Dadalto e Albenir Querubini.     Introdução   O Estado de Mato …