sábado , 24 julho 2021
Início / Eventos / Evento – O funcionamento da Bolsa de Mercadorias e o registro das CPRs
O funcionamento da Bolsa de Mercadorias e o registro das CPRs

Evento – O funcionamento da Bolsa de Mercadorias e o registro das CPRs

A Liga Universitária de Agraristas – LUA, Diretório Acadêmico 28 de Março da FDF, Portal DireitoAgrário.com e Portal AgroLei.com realizaram no dia 31/05/2021 o evento “O funcionamento da Bolsa de Mercadorias e o registro das CPRs” com exposição do professor  Carlos Alberto Widonsck (BBM).

O evento apresentou o funcionamento das bolsas de mercadorias e sua importância na dinâmica do agronegócio brasileiro, a partir da experiência da Bolsa Brasileira de Mercadorias – BBM; bem como demonstrar como funciona na prática o registro das Cédulas de Produto Rural – CPR, que é requisito obrigatório de validade instituído pela Lei nº 13.986/2020 (Lei do Agro) e que segue o calendário instituído pela Resolução nº 4.870/2020 do Conselho Monetário Nacional – CMN.

 

Confira o vídeo do evento:

Baixe os slides da apresentação:

 

 

Sobre o evento:

 

O funcionamento da Bolsa de Mercadorias e o registro das CPRs

Organização: 

Liga Universitária de Agraristas – LUA, Diretório Acadêmico 28 de Março da FDF, Portal DireitoAgrário.com e Portal AgroLei.com.

Apoio institucional:

Bolsa Brasileira de Mercadorias – BBM. Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio – IBDA, Grupo de Estudos em Direito aplicado ao Agronegócio do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania – IDCC, Comissão de Assuntos Jurídicos da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL, Comissão de Direito Agrário da OAB Londrina, União Brasileira dos Agraristas Universitários – UBAU e Faculdade de Direito de Franca – FDF.

Público-alvo: estudantes e profissionais das áreas jurídicas e do agronegócio.

Sobre o palestrante:

Carlos Widonsck é Graduado em Engenharia pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981), com curso de especialização em Matemática Financeira Aplicada pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Derivativos pela Universidade de São Paulo. Possui diversos artigos publicados em revistas especializadas na área financeira. Desde sua formação, atua no mercado financeiro nas áreas de openmarket, ações e de derivativos financeiros e agropecuários. Desde 2000, é professor, na área de derivativos, em cursos de especialização e MBA’s na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP, Universidade de São Paulo – FIA/PENSA e na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. É sócio-diretor na CW Análises de Dados, foi responsável comercial na Terra Investimentos, sócio da ADN Futuros/Option Investimentos, gerente comercial na Corretora Souza Barros, gerente de Commodities no Banco Fator, além de chefe do Departamento de Desenvolvimento de Mercado da Bolsa de Mercadorias e Futuros – BM&F. Atualmente, é consultor da Bolsa Brasileira de Mercadorias e especialista em CPR. Acesse o perfil de Carlos do LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carlos-widonsck-b286ba13/

Leia também

Regulamentação do Fiagro

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução nº 39, de 13 de …