segunda-feira , 27 setembro 2021
Início / Notícias / Liga Universitária de Agraristas – LUA
Liga Universitária de Agraristas - LUA

Liga Universitária de Agraristas – LUA

A Liga Universitária de Agrarista – LUA é um projeto para divulgação do estudo do Direito Agrário entre acadêmicos. O projeto nasceu, prematuramente, no dia 22 de maio de 2020, a partir do Grupo de Estudos de Direito Agrário do Diretório Acadêmico 28 de Março da Faculdade de Direito de Franca, contando com a participação de acadêmicos da Liga Agromack – Mackenzie e de estudantes de diversas Regiões do país.

A grade motivação para a criação da Liga Universitária de Agrarista – LUA é o fato de que a maioria das grades curriculares das faculdades de Direito não abordam o Direito Agrário e, o pouco conteúdo ministrado na área, não era capaz de proporcionar ao aluno um aprendizado sólido, voltado para a aplicação dos institutos do Direito Agrário para as demandas atuais do Agronegócio (2º Ciclo do Agrarismo).

O projeto originário teve como idealizadores os acadêmicos Marcus Vinicius Magalhães Cecílio Ribeiro (atual Vice-presidente da LUA) e Victor Gimenez (atual Presidente da LUA).

Desde o início o projeto contou com a mentoria dos professores Ms. Albenir Querubini e Francisco Torma, finalizando o ano com mais de 60 alunos cadastrados no grupo.

Em 2021, foi estruturada uma Liga de Estudo e Pesquisa com abrangência nacional. Com isso, estudantes do Brasil inteiro podem participar. O grande propósito da Liga Universitária de Agrarista – LUA é quebrar as barreiras que limitam o conhecimento, é universalizar o ensino do Direito Agrário, é promover o autodidatismo.

Os estudantes interessados podem participar da Liga Universitária de Agrarista – LUA devem participar do processo seletivo, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível aqui.

Liga Universitária de Agraristas – LUA

Abaixo as informações sobre a Liga Universitária de Agrarista – LUA:

Objetivos:

Capacitar os estudantes para compreender os conceitos básicos do Agronegócio e do Direito Agrário aplicado ao Agronegócio. Conhecer os principais institutos do Direito Agrário brasileiro. Aprender sobre Sistema de Crédito Rural e Sistema de Financiamento Privado do Agronegócio, conhecer os principais contratos, aprender sobre o Meio Ambiente Agrário e os riscos atrelados à responsabilidade ambiental.

Metodologia:

Os acadêmicos selecionados participarão de aulas telepresenciais expositivas, eventos temáticos e receberão materiais com roteiro de estudo para aprofundamentos.

Avaliação:

A avaliação dos estudantes será realizada ao final do curso, tendo como critérios a frequência nas aulas, e interesse na busca do conhecimento e prova objetiva, com apresentação de seminários.

Leia também

Lei municipal não pode proibir uso de agrotóxicos

Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP julgou procedente Ação Direta …