terça-feira , 24 novembro 2020
Início / Eventos / Evento em Porto Alegre: III Simpósio Agrarista da UBAU em comemoração ao Dia Mundial do Solo

Evento em Porto Alegre: III Simpósio Agrarista da UBAU em comemoração ao Dia Mundial do Solo

O Solo é um recurso natural não renovável. Nós necessitamos dele para produzir alimentos, forragem, roupas, abrigo e energia. O solo também armazena e filtra a água. Recicla os nutrientes, constitui um amortecedor contra as inundações. Absorve carbono ajudando na luta e no controle da mudança climática. E abriga 1⁄4 da biodiversidade do nosso planeta.
Mas os nossos Solos estão em perigo. Dois hectares dos Solos são destruídos pelo crescimento urbano a cada minuto em todo o mundo. Desmatamento, más práticas agrícolas, poluição e o sobrepastoreio deixam o Solo desprotegido, contaminado e degradado. Os nossos Solos estão desaparecendo rápido e são necessários milênios para formar poucos centímetros de Solos.
Necessitamos dos nossos Solos e deles saudáveis. Devemos protegê- los agora. O Solo é necessário para saudável e para o bem-estar humano.
Apoie o Dia Mundial do Solo (5 de Dezembro) e o Ano Internacional dos Solos (2015)”.
ONU

A ONU instituiu 2015 como Ano Internacional dos Solos e 05 de dezembro como Dia Mundial do Solo.

Por isso, o III Simpósio Agrarista, através da parceria da União Brasileira dos Agraristas Universitários (www.ubau.org.br), da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, tem como objetivo atender a campanha da ONU de preservação do nosso Solo.

O III Simpósio Agrarista que será realizado no dia 04 de dezembro, a partir das 8h30min, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Dentre os palestrantes confirmados está Valter Bianchini, consultor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), ex-secretário nacional de Agricultura Familiar e ex-secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento no Paraná.

Confira a programação:

8h30min – Abertura
Presidente da CAPC, deputado Adolfo Brito; vice-presidente da CAPC, deputado Sérgio Turra; presidente da UBAU, prof. Darcy Zibetti

9h – A ONU e o Dia Mundial do Solo: Sua Importância para o Brasil

Dr. Valter Bianchini, consultor da FAO

9h45min – As dimensões jurídicas do Solo: Bem Natural, Econômico e Ambiental

Prof. Wellington Pacheco Barros, Desembargador aposentado e Escritor (OAB/I-UMA/UBAU)

10h15min – A Importância e a Necessidade de uma Utilização Técnica e Sustentável de todo o Solo Agricultável e a Demanda Mundial de Alimentos

Dr. Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

10h45min – Estrutura, Textura, Aptidão e Capacidade do Uso do Solo: Erosão Hídrica e Eólica
Dr. Élvio Giasson, professor da UFRGS

11h15min – O Solo e a Atividade Agrária

Prof. Albenir Querubini, I-UMA/UBAU

11h45min – Limitações Jurídico-Legais ao Uso do Solo

Prof. Maurício Fernandes da Silva, OAB/IPA/I-UMA/UBAU (www.mauriciofernandes.adv.br)

12h15min – Encerramento

III-Simpósio_Agrarista

Leia também

1º Seminário Online de Regularização Fundiária

O Grupo de Pesquisa de Regularização Fundiária Rural da Universidade Federal do Mato Grosso (GPRFR/UFMT) …