quinta-feira , 25 fevereiro 2021
Início / Eventos / As perspectivas do agronegócio brasileiro no mercado internacional
Perspectivas do agro no mercado internacional em 2021

As perspectivas do agronegócio brasileiro no mercado internacional

Perspectivas do agro no mercado internacional em 2021 é o tema da próxima mesa redonda promovida pela União Brasileira dos Agraristas Universitários – UBAU.

O agronegócio do Brasil corresponde por ampla participação no PIB e está em constante discussão em pautas de grande repercussão no país.

Com a pandemia do COVID-19, o setor expandiu sua dimensão de produtividade, de geração de empregos e da manutenção dos fluxos de exportação.

Ocorre que, conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Plano Safra 2020-2021 evidenciou a sustentabilidade no âmbito da agricultura e, consequentemente, estimulou a retomada econômica do Brasil.

Em razão da importância da discussão acerca do agronegócio brasileiro no âmbito internacional, a mesa redonda acontecerá no dia 12 de março de 2021 (sexta-feira), às 09:00 horas (fuso de Brasília), no canal do YouTube da TV Agrarista da UBAU: https://www.youtube.com/channel/UCqJwiPZWb–r4PF7y6yipNw

O evento está sendo organizado pela secretária ad hoc da UBAU, Dra. Heloísa Bagatin Cardoso, e o debate será conduzido pela advogada internacionalista Jéssica Nogueira que questionará especialistas da área sobre o tema, são eles:

  • Carolina von der Weid, Diplomata brasileira na embaixada de Londres na área do agronegócio, mestre em agronegócios pela USP/ESALQ, no Ministério de Relações Exteriores, entre 2016 e 2018 foi chefe da Divisão de Agricultura do Ministério das Relações Exteriores, na Delegação do Brasil e Mercosul no grupo sobre SPS na negociação ALC EU-Mercosul, e entre 2013 e 2016, foi chefe da Divisão de Política Financeira, na Delegação do Brasil ao Grupo G-20 sobre desenvolvimento, e, ainda, entre 2011 e 2013 foi Chefe da Seção de Agricultura e Comércio, na Embaixada do Brasil na África do Sul;
  • José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Doutor pela UNICAMP, com pesquisa de doutoramento na Universidade de Bordeaux, no Groupe de Recherche en Économie Théorique et Appliquée (GREThA), professor no curso de Pós-graduação em Agronegócio da Universidade de Brasília (Propaga-UnB) e de Pós-graduação em Economia da UFV. Em 2013, foi agraciado com o Prêmio Ruy Miller Paiva da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER);
  • Márcio Sette Fortes, Economista e Bacharel em Direito, Doutor em Direito e Mestre em Administração, Diretor e Conselheiro da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA, Relações Institucionais do Grupo MULTITERMINAIS Logística Integrada, Conselheiro da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB, Consultor Nacional da Comissão de Direito Constitucional da OAB, Membro do Conselho de Administração da TBG Gasoduto Bolívia Brasil, Conselheiro Empresarial de Energia da FIRJAN, Professor do IBMEC RJ, já foi comentarista econômico na Globo News.
  • Frederico Favacho, Advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, MBA em Gestão do Agronegócio pela Fundação Getulio Vargas, LLM. em TRANSNATIONAL COMMERCIAL PRACTICE organizado pelo Center for International Law Study, CILS, com sede em Salzburg, Austria, em conjunto com a Lazarski University de Varsóvia, Eötvös Loránd University de Budapeste e a Boston University; LLM. em Direito Marítimo e Portuário, pela Maritime Law Academy, no Brazil, Membro do Chartered Institute of Arbitrators – CIArb, do The Grain and Feed Trade Association – GAFTA e do FOSFA International, com sede em Londres, Membro do Center for International Law Stud com sede em Salzburg. Autor de vários livros sobre Direito do Agronegócio.
  • Lutero de Paiva Pereira, Advogado da banca Lutero Pereira & Bornelli Advogados Associados). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós graduado em Direito Agrofinanceiro (Unicesumar). Parecerista e conferencista, é autor de várias obras na área do Direito do Agronegócio publicadas pela Editora Juruá, com citações constantes na jurisprudência de diversos Tribunais. Membro do Comitê Americano de Direito Agrário e do Comitê Europeu de Direito Rural. Coordenador de cursos on-line na Agroacademia (www.agrocademia.com.br). Membro fundador do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos e Multidisciplinares do Agronegócio (IBEJMA).
Perspectivas do agro no mercado internacional em 2021

O evento recebe apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Chartered Institute of Arbitrators (CIArb), da Sociedade Nacional Agrária (SNA), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do blog Direito Rural, do Diretório Acadêmico 28 de março e da Liga Universitária de Agraristas – LUA.

Para conhecer um pouco mais sobre a UBAU acesse o site da Associação https://www.ubau.org.br/site/ .

Também é possível acompanhar mais informações sobre a UBAU e o trabalho que está sendo desenvolvido pela comissão das mulheres agraristas no instagram @cnmaubau.

Leia também

Sobre a legalidade dos contratos agrícolas de compra e venda com entrega futura

por Ben Hur Carvalho Cabrera Mano Filho.   A cada ano, o mês de fevereiro …