domingo , 28 novembro 2021
Início / Eventos / 1º Seminário de Regularização Fundiária da UBAU

1º Seminário de Regularização Fundiária da UBAU

1º SEMINÁRIO ONLINE DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA COMISSÃO NACIONAL DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS DA UBAU

ASPECTOS IMPORTANTES DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E DE LICENÇA AMBIENTAL NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS REGIONAIS

 

 

A União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU) por intermédio da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários, realizará nos dias 21 a 23 de setembro de 2021, o evento “1º Seminário Online Aspectos Importantes da Regularização Fundiária e de Licença Ambiental no Brasil: Experiências Regionais”.

Destarte, a regularização fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, ambientais e sociais com o objetivo de legalizar e titularizar os ocupantes de terras da União, dos Estados e dos Municípios. Vale ressaltar que a figura do licenciamento ambiental é um poderoso instrumento garantidor do equilíbrio ambiental em consonância com o correto uso da terra.

O Seminário reunirá profissionais que atuam diretamente com o direito agrário e o Direito Ambiental, os quais discorrerão sobre os procedimentos para a regularização fundiária e a licença ambiental da propriedade rural, tratando das novas legislações e de projetos de lei tramitando no Congresso Nacional e no Senado Federal, focando nas experiências regionais em que esse processo vem tendo a junção de forças dos órgãos públicos de terra e de meio ambiente, dos Tribunais de Justiça, e dos Cartórios de Registro de Imóveis.

Desta forma, o evento visa fomentar o debate sobre os vários enfrentamentos das questões jurídicas que envolvem a Regularização Fundiária e o Licenciamento Ambiental no Brasil Regional, contribuindo para os avanços de implantação de instrumentos efetivos que melhorem o acesso a terra e o licenciamento ambiental por locais, nacionais, e os estrangeiros.

Canal Youtube para o acesso ao evento e inscrições:

Dia 21 de Setembro – Abertura e Painel 1 – https://youtu.be/zHIzn3nRFI;

Dia 22 de Setembro – Painel 2  –   https://youtu.be/dePKJwbkk58;

Dia 23 de Setembro – Painel 3  –    https://youtu.be/b5KG59BSAGg.

As inscrições para confirmar participação do evento será através do E-mail: [email protected]

PROGRAMAÇÃO

Dia 21.09 às 17hs – 19hs (https://youtu.be/zHIzn3nRFI)

 

17hs  – Abertura:   Dr. Rogério Reis Devisate – Presidente da CNFUBAU e os Vice-Presidentes da CNFUBAU.

17h30 – Regularização Fundiária como Instrumentos de Política Pública – Rogerio Reis Devisate –AdvogadoPresidente da CNFUBAU, Defensor Público, Escritor.

Dia  22.09 às 17hs – 19h30 (https://youtu.be/dePKJwbkk58)

 

17hs – Situação da Regularização Fundiária versus Licença Ambiental – Moderador Dr. Paulo Figueira,  Palestrantes – Dr. Leonardo Bussolotto – advogado, com atuação em consultoria e auditorias ambiental, Dr. Rodrigo Barros – advogado, professor universitário, Presidente da Comissão de Direito Ambiental e Agronegócio da OAB/MG, Dr. Marcos Saes – Advogado, com atuação destacada no assessoramento jurídico e estratégico de licenciamentos ambientais,  Dra. Rode Amélia Mar – advogada, Professora Universitária, Procuradora e assessora Jurídica em Direito Ambiental, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SC.

Dia 23.09  das 17hs às 19hs (https://youtu.be/b5KG59BSAGg)

17hs – Experiências Regionais de Regularização Fundiária – Moderadores: Dr. Rogério Reis Devisate, Palestrantes:  Dr. Richard Martins Torsiano – Consultor internacional em governança e administração de terras, Dr. Bruno Kono – Presidente do Instituto de Terras do Pará, Dr. Márcio Glayton Araújo Grangeiro– Diretor Presidente do Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima-ITERAIMA, Dr. Marcelo Guimarães Rodrigues (TJMG) – Desembargador do Tribunal de justiça de Minas Gerais, Dr. José de Arimatéia (ANOREG) – Oficial/RI – Campo Novo do Parecis – MT; Conselheiro da ANOREG/MT, Vice-presidente do IRIB.

19hs – Encerramento – Dr. Darcy Walmor Zibetti – Presidente Nacional da UBAU, Dr. Rogerio Reis Devisate Reis – Presidente da CNFUBAU, Vice-Presidentes da Comissão Nacional Fundiária UBAU.

 

Inscrições Gratuitas – [email protected]

Leia também

II Encontro Nacional das Mulheres Agraristas da UBAU

O agronegócio brasileiro tem cada vez mais mulheres! Pensando nisso, existem associações como a União …