Transformar água em vinho. Não, desta vez não se trata de um milagre, mas sim da promessa da empresa Ava Winery, uma startup de São Francisco, que começou a produzir vinhos sintéticos, fabricados e engarrafados sem nunca ter visto, nem mesmo de longe, uma uva sequer. Essa ideia curiosa (ok, vamos dizer perturbadora) partiu de Mardonn Chua e Alec Lee, dois amigos, que depois de ter visto em uma exposição uma garrafa do prestigiado chardonnay californiano – de valor muito acima das suas capacidades econômicas – começaram a raciocinar como seria possível fazer uma cópia fiel, mas a custo acessível.
Assim, seguindo o processo básico típico dos procedimento de contrafacção, eles começaram a dissecar o vinho em cada um dos seus componentes. Com a ajuda de um sommelier especializado e de uma longa série de análises pro cromatografia gasosa com espectrometria de massa, a equipe analisou as características do Chardonnay, Pinot Noir e até mesmo do Champagne. As moléculas responsáveis pelo aroma e sabor de cada vinho de qualidade foram catalogadas e quantificadas.
Isso serviu para elaborar o que poderia parecer uma verdadeira e própria receita do tipo “faça você mesmo”.
Combinando adequadamente os diversos aromas com a quantidade certa de água e álcool etílico, os fundadores da Ava Winery chegaram a produzir uma copia suficientemente precisa do Moscato d”Asti italiano, por exemplo. Ainda, sustentam Chua e Lee, que já estão trabalhando para clonar sinteticamente o famoso Champagne Dom Périgon. É uma pena que aqueles que provaram o seu produto, mesmo sem entrar numa analise detalhada da densidade e do sabor, notaram uma cor pouco fiel ao original e bolhas reproduzidas um pouco mais grosseiramente. Além disso, chegou a ser perceptível pelo nariz um aroma de plástico, camuflado em notas que simulam florais e frutados.
Fonte: Wired.it (texto traduzido e adaptado a partir do original de Filippo Piva), 24/05/2016.
Sobre a novidade, veja:
– How One Start-Up Is Making ‘Wine’ Without Grapes or Fermentation (Time, 23/05/2016)
– Synthetic wine made without grapes claims to mimic fine vintages (New Scientist, 16/05/2016)
– ¿Es beneficioso para la salud el vino sintético? (Vinetur, 20/06/2016)